Livros - ficção


Se você está interessado em saber mais sobre Barcelona através dos olhos de seus mais ilustres romancistas, aqui vão algumas dicas:

A praça do Diamante
Mercé Rodoreda

Um lindo texto sobre a vida de uma mulher, moradora de Gràcia, antes, durante e depois da Guerra Civil. Imperdível.

Compre o livro:
Em português no Submarino
Em catalão na Casa del Libro

Veja aqui todos os livros de Mercé Rodoreda


Mares do Sul
Manuel Vázquez Montalbán


Montalbán, além de ter sido um dos escritores mais apaixonados por Barcelona, era um bon vivant que se dedicava a descobrir os melhores restaurantes da cidade. Nos seus livros, especialmente nos da série do detetive Pepe Carvalho, Barcelona aparece como a melhor cidade do mundo para comer, beber, amar, matar e morrer. Em Mares do Sul, Carvalho, ajudado pelo dublê de secretário e cozinheiro Biscuter, investiga o assassinato de um executivo. Nesse livro, o detetive descreve o restaurante Casa Leopoldo, um dos preferidos de Montalbán (e meus!):
"Pidió unos caracoles de mar para abrir boca. El dueño le ofreció la alternativa de unos entremeses de pescado y mariscos en el que incluiría los caracoles. Después le aconsejó una dorada al horno (...) Tardó a volver a pisar en un restaurante, pero siempre conservó el nombre de Casa Leopoldo como el de la iniciación a un ritual apasionante. (...) Ahora era un buen restaurante especializado en pescados, en el que se mezclaba una clientela de pequeños burgueses del barrio y gentes llegadas del norte de la ciudad atraídas por algún comentario propicio."

Compre o livro:
Em português no Submarino
Em espanhol na Casa del Libro

Assassinato no comitê central
Manuel Vázquez Montalbán


O cenário do livro - que simboliza a ruptura de Montalbán com o Partido Comunista Espanhol - não é Barcelona, mas Madri. Nele, Carvalho investiga o assassinato do secretário-geral do PC, e também se dedica a comparar Madri a Barcelona. Adivinhe qual delas ganha?

Compre o livro:
Em português no Submarino
Em espanhol na Casa del Libro

Veja aqui todos os livros de Vázquez Montalbán

Sin notícias de Gurb
Eduardo Mendoza

Na Barcelona mergulhada nas obras para as Olimpíadas, aterrisa uma nave extra-terrestre com dois tripulantes. Um deles - Gurb - desaparece. Esta hilariante narrativa conta a busca do outro ET por Gurb. Movido a churros, ele não consegue entender os humanos nem como a cidade funciona. Com metáforas absurdas, muita ironia e criatividade, Mendoza faz uma incrível crítica à sociedade.

Compre o livro:
Em espanhol na Casa del Libro

Veja aqui todos os livros de Eduardo Mendoza

3 comentários:

Anônimo disse...

Ótimas indicações, Luciane! Se o sujeito quiser, pode pegar uma das receitas do Pepe Carvalho, o detetive do Montalbán, e preparar em casa. Ele dá boas dicas de vinho também. Beijos.

Vou Viajar disse...

Tetê, como era mesmo o nome daquela bodega que tu frequentava na Carrer Valencia?
;-)

Anônimo disse...

Há também um livro em que a história passa em Barcelona: Veinte semanas