Livros - Guias de viagem

Os guias de viagem normalmente dividem-se em dois tipos: os generalistas, que pretendem dar informações completas e atualizadas sobre um destino, e os que apresentam um testemunho pessoal do autor sobre o local, com dicas e roteiros bem particulares. Tanto as traduções quanto as produções originais sobre Barcelona e a Catalunha em português são poucas. E os guias generalistas têm um problema adicional: foram traduzidos há muito tempo, e trazem informações antigas. Além disso, são caros.
Apresentarei a seguir, aos poucos, alguns dos guias mais populares sobre a região, as melhores edições disponíveis em português e também alguns de que eu gosto particularmente. Na sua maioria, eles têm links somente para a compra de versões em espanhol e em inglês (que, mesmo considerando a conta em euros e o frete para o Brasil ou a Espanha, sai em muitos casos mais barata do que a compra em português).

Lonely Planet
O melhor dos guias generalistas, direcionado a quem viaja com orçamento apertado mas gosta de desfrutar dos roteiros ao máximo. Tem boas dicas de hospedagem, de restaurantes e de passeios. As edições abaixo estão muito bem atualizadas:

Best of Barcelona
Guia compacto (208 páginas) com o melhor de Barcelona e arredores, incluindo roteiros, dicas de hospedagem, refeições e compras e passeios de um dia a cidades próximas. E é barato!
Compre o livro:
Em inglês na Amazon (lançado em 2009) e também na versão para Kindle

Em espanhol na Casa del Libro (2005)









Barcelona
Mais completo (208 páginas) e é do mesmo autor do guia compacto (Damien Simonis). Publicado em 2004. Você também pode ver as dicas online (e de graça) sobre BCN no site da Lonely Planet

Compre o livro:
Em inglês no Submarino e na Amazon. A versão para Kindle é uma das mais amigáveis que eu já vi. Há também, do mesmo autor, a a edição Encounter do guia.



Frommer's Barcelona
Um guia clássico e recente (lançado em abril de 2005). Inclui alguns achados em termos de preço mas, na média, se dedica ao público que viaja confortavelmente. Não é muito bom de levar na mala nem na mochila (352 páginas), mas é ideal para quem gosta de ler e reler o guia no hotel, depois dos passeios, para ter certeza de que não deixou passar nenhum detalhe. Tem muitas informações sobre hospedagem e restaurantes, divididas por região da cidade. Inclui roteiros de passeios na região próxima à cidade. Você pode ter uma boa idéia do conteúdo no site Frommer's.

Compre o livro:
Em inglês na Amazon

Fodor's Barcelona
É outro guia clássico, mas mais descontraído que o Frommer's. Também é um livrão difícil de carregar na mochila durante os passeios (384 páginas), mas, em compensação, tem muita informação. As listas de melhores restaurantes segundo vários critérios são muito boas. Tem até lista das melhores praias. A Fodor's Choice (lista dos melhores em várias categorias) nunca me decepcionou. Entre os "guiões", é o que eu acho mais simpático, completo e direto. É recente (junho de 2005). Saiba mais no site Fodor's.

Compre o livro:
Em inglês na Amazon


Guia Visual Folha de São Paulo
Barcelona e Catalunha

Você é um daqueles obsessivos que gosta de muita informação quando viaja? Quer saber o que representa cada escultura da fachada da Sagrada Família? Este é o seu guia. A menos que você se importe com o fato dele ser de 2001. Resumo: é bom pra quem quer detalhes do Barri Gótic, mas não é o melhor pra quem quer conhecer o restaurante da moda.

Compre o livro:
No Submarino


Guia de Barcelona e arredores - Uma visão pessoal
Heloisa Torras

Embora não se proponha a dar uma visão geral da cidade, com informações completíssimas, esse é um dos melhores guias de Barcelona em português. A autora, casada com um catalão, conta a história da cidade, sugere roteiros e expõe a beleza dos prédios e das ruas usando um tempero muito pessoal. Em cada museu, parque ou restaurante sugerido por Heloísa há uma história que ela protagonizou com o marido e os filhos, com a família catalã ou com amigos. E as histórias não são poucas, considerando que Heloisa freqüenta Barcelona desde os anos 60, e acompanhou as transformações da cidade. É nisso que reside a melhor qualidade desse livreto de 259 páginas: nele, a autora oferece aos leitores não uma cidade para ser visitada, mas uma cidade para ser vivida, e com muita emoção.

Compre o livro:
No Submarino

Os endereços curiosos de Barcelona
Marta Barbosa e Marcos Buarque de Gusmão

Os jornalistas Marta e Marcos viveram pouco mais de um ano na cidade e este guiazinho, integrante da série Endereços curiosos, é o resultado dessa experiência. Tem tópicos como "Roupas alternativas dos anos 1940, 1950 e 1960" ou "Labirinto escuro para namorar", e não pretende ser um guia para quem só vai visitar museus, parques e passear pelas Ramblas. É de 2004, e talvez alguns dos endereços já tenham fechado ou mudado de ramo. Mas continua sendo bom para quem gosta de encontrar uma cidade curiosa por trás dos roteiros tradicionais. Ou para quem faz questão de saber onde achar um restaurante com "Cardápio só de enlatados". :-)

Compre o livro:
No Submarino

Barcelona - Petit de Guia
Francesc Petit

O publicitário catalão (mas já brasileiro) Francesc Petit escreveu este pequeno guia em 1992, quando Barcelona fazia a sua reestréia no mundo por causa dos Jogos Olímpicos, que mudaram o perfil da cidade e a puseram, definitivamente, na lista de destinos europeus obrigatórios. É uma lista de pontos turísticos, lojas e restaurantes que fazem parte da lista pessoal de Petit. Vários dos endereços, como se pode imaginar, não existem mais ou não correspondem mais à descrição. O livrinho vale, no entanto, pra quem tem curiosidade em ver a cidade através do olhar
refinado de Petit.

Compre o livro:
No Submarino

Conheça Barcelona - Antiga cidade moderna
Lúcia Helena Monteiro Machado

Guiazinho básico (demais, pro meu gosto), com informações gerais. Pelo preço, vale mais a pena investir um pouquinho mais e comprar o Fodor's ou o Lonely Planet, mais atualizados. Teria mais valor se o conteúdo (que é limitado) estivesse num livrinho de bolso, fácil de ser carregado.

Compre o livro:
No Submarino

1 comentários:

Anônimo disse...

Oi! Para os interessados: Guía turístico em Português em Barcelona.

Guia Turismo Barcelona em Português - Dicas - Roteiros

A Barcelona da Gema tem como objetivo proporcionar, a quem vem a Barcelona, a experiência de conhecer a cidade acompanhado de um habitante local, tornando sua estância prática e única! A melhor maneira de conhecer e desfrutar Barcelona é caminhando por suas ruas cheias de histórias e vida, onde se unem o presente e o passado.
Nossos tours estão pensados para que você conheça a cidade de uma maneira mais agradável e sem perder tempo.

reservas@barcelonadagema.com