Saúde e previdência social

Os brasileiros que estejam na Espanha e contribuam no Brasil para o INSS têm direito a assistência médica pública e gratuita e a uma série de outras prestações previdenciárias.
Para poder usar a rede de saúde, é preciso pedir um documento ao governo brasileiro. Veja aqui como e onde fazer.
Esses benefícios podem ser usufruídos tanto por turistas como por brasileiros moradores na Espanha, desde que contribuam para o INSS no Brasil há pelo menos três meses (mesmo autônomos e contribuintes espontâneos). O convênio inclui os dependentes.

- A íntegra do convênio pode ser lida em português aqui, no site do Ministério da Previdência Social no Brasil.
- Veja aqui, no site da Seguridad Social espanhola, mais detalhes sobre o tema.
- Outros países têm o mesmo convênio com o Brasil: Portugal, Itália, Grécia, Argentina, Cabo Verde, Chile, Luxemburgo e Uruguai. Veja aqui as informações sobre a Itália.

Dica da Rosemary:
Uma informação adicional enviada pela Rosemary Grisinger:
Quem estiver empadronado na prefeitura de Barcelona também pode usufruir do sistema de saúde (que se chama CatSalut). Mais informações aqui, no site do CatSalut.
Informações sobre o empadronamento aqui e aqui, no site da prefeitura de BCN.

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi Luciane, seu nome não me é estranho, de onde vc é? Tbm sou jornalista e estou indo pra Barcelona em fevereiro. Vc tem alguma dica de como aproveitar a viagem para algum freela? Vc trabalhou lá?
Obrigada pela atenção, e valeu pelas dicas do site.. vou continuar acessando pra ver as novidades... bjs.

Paisagens no Espelho disse...

Oi, queria saber informacoes sobre moradias e alugueis em Barcelona

abraços
Cristianp

Vou Viajar disse...

Oi. O melhor, se vc vai morar, é alugar um quarto por um tempo e só depois escolher a moradia definitiva. A Associação dos Pesquisadores e Estudantes Brasileiros na Catalunha (APEC) tem uma lista em que muita gente oferece quartos nos seus apês. Entre lá: http://www.apecbcn.org/. Um abraço e boa sorte!