Visto

Os brasileiros não precisam de visto para entrar na Espanha como turistas se a permanência não for maior do que 90 dias. O viajante tem que mostrar seu passaporte na imigração, como na entrada em qualquer outro país da Comunidade Européia.
Certifique-se de que o seu passaporte tem validade por pelo menos mais quatro meses e de ter à mão a passagem de volta ao Brasil, que pode ser pedida pelo agente de imigração. O consulado espanhol em São Paulo recomenda também a comprovação de que o turista tem dinheiro para a estância (veja as recomendações aqui)

Visto de estudante
Se a sua temporada de estudos na Espanha for de menos de 90 dias, você não precisa de um visto. Se o periodo for maior, você precisará de um documento da instituição de ensino aceitando a sua matrícula. Depois, deve reunir uma série de documentos e pedir o seu visto de estudante num consulado no Brasil. Veja aqui a lista de documentos necessários para o visto.
Depois de entrar na Espanha com o visto, você terá que pedir o registro na polícia antes de um prazo de 90 dias. Veja aqui, na página da Associação dos Pesquisadores e Estudantes Brasileiros na Catalunha (Apec), como fazer isso.
Não esqueça de que você também terá que tramitar o reconhecimento de uma série de papéis pela Espanha, como diplomas, currículos escolares, etc. Para isso, deverá primeiro autenticar os documentos no Ministério da Educação no Brasil e depois apresentá-los às autoridades espanholas. Isso requer tempo, paciência e a contratação de um tradutor juramentado. Saiba mais sobre a convalidação e homologação dos papéis pelo Ministério da Educação na Espanha clicando aqui.

Visto de trabalho
Deve ser solicitado na Espanha pelo empregador. Veja aqui quais são os documentos necessários.

Lista de consulados
Veja aqui a lista de consulados da Espanha no Brasil, com telefones e endereços.

14 comentários:

Anônimo disse...

Sobre o visto de estudante: Tem como depois de fazer um curso de seis meses, eu me matricular em outro e prorrogar o visto? Como funciona isso?

Anônimo disse...

Ah! Seu blog é uma beleza, parabéns!!!

Anônimo disse...

Visto de acompanhante de estudante: Estive em Barcelona de ferias por 3 meses e meu noivo esta estudando e trabalhando com contrato em Barcelona , no final do ano estou me formando e vamos casar , gostaria de saber se existe esse tipo de visto?

viviane, porto alegre

Anônimo disse...

Minha enteada foi morar com a mãe q já vive na Espanha há 6 anos, ela saiu com visto de turista, mas está estudando lá e só vai voltar em agosto(férias escolares), a mãe dela abriu uma conta p ela e disse q ela está legalizada lá...só faz um mês q ela foi.Queria saber se é possível ela já estar legalizada p morar lá, ela é menor de idade e tenho medo q tenha algum problema por lá.Ah, não sei como está a situação da mãe dela lá, sei q faz 2 anos q possui emprego legal, vive com um espanhol e vem uma vez ao ano p cá(Brasil).Abraço

Josivania Silva Farias disse...

oi, Luciane...
Eu vou para Madrid e provavelmente permanecerei 4 a 5 meses como estudante de pós-graduação.
Quais são as 'peculiaridades' neste caso? Pois são mais de 90 dias..e nao é Barcelona.
Quais são os 'passos' a cumprir junto à embaixada ainda no Brasil?
obrigada, se puderes me ajudar...
J.

Vou Viajar disse...

Josi,
Os procedimentos para toda a Espanha são os mesmos. Recomendo que você entre em contato com a embaixada e revise os procedimentos atualizados para fazer o visto.
Bom estudo!

Tatiana disse...

Ola, bom dia! Estou em Tenerife e estou com visto de turista. Porem ja estou empadronada e estou matriculada em um curso de Gastronomia de dois anos e meu visto de turista vai vencer em dezembro, sou formada no Brasil e estou com documentos da universidade, fui aceita na escola, mas como devo proceder pra fazer uma prorrogação ou solicitacao do visto de estudante.!.! ... Alguem pode me ajudar....Lembrando que ja estou estudando

Unknown disse...

Oii, estou em barcelona com visto de turista mas como ja se passaram 3 meses q eu estou aki o visto ja venceu! e agora estou querendo estudar, ir a universidade... queria saber se existe uma maneira de solicitar o visto de estudante mesmo eu ja estando aqui e ilegal! espero sua resposta... obrigado

paula kekky disse...

OLA ESTOU INDO PRA ESPANHA EM MAIOR PRA CASA DO MEU NAMORADO GOSTARIA DE SABER O QUE PRECISA PRA EU PODER ENTRA NA ESPANHA...

Anônimo disse...

Olá, vou para Barcelona para morar com meu namorado, o que preciso neste caso? Documentos, vistos etc...

Anônimo disse...

Bom Dia !
Enviei minha documentação para o consulado da Espanha em Brasilia para eu continuar minha esta em Espanha mais só que até o presente momento não recebi resposta você teria alguma contato em Brasilia que poderia verificar isso, no seu mais breve retorno agradeço.
Sds
Roberto Rui

Carol Sanna disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carol Sanna disse...

bom dia. estou indo para barcelona fazer um curso de 5 meses de espanhol, mas assim q ele acabar pretendo fazer faculdade por lá e morar com o meu namorado que já está lá, legal e trabalhando. o que devo fazer para prorrogar meu visto de estudante?
obrigada

Isabel disse...

olá, meu namorado é espanhol e vou morar com ele em barcelona. Vou fazer um curso de espanhol e preciso de um visto de estudante. quantas horas de aula/semana são necessárias para um visto de um ano?