Onde encontrar - comida brasileira


Não é difícil encontrar em Barcelona os ingredientes para fazer a autêntica comidinha brasileira. Os mercados de bairro (especialmente a Boquería) costumam ter feijão preto e algumas especialidades. O Corte Inglés também tem o básico, mas costuma ser caro. As lojas de produtos latino-americanos têm a maioria dos itens não-perecíveis (que vão de cerveja Brahma - se é que alguém sente falta disso - a pão de queijo de pacote). O problema é encontrar carne de sol, por exemplo, ou linguicinha calabresa. Nessa hora, é preciso improvisar. Um amigo meu secava charque na sacada do apartamento, porque não passava sem carreteiro.
Todas as lojas latino-americanas, sem exceção, têm cachaça (caríssima), feijão preto (de Astúrias), erva-mate argentina e guaraná. Confira alguns dos endereços pra matar aquela saudade de casa:

Colmado Afro-Latino
Via Laietana, 15
Metrô Jaume I
Telefone 268 27 43
Veja no mapa
É o mais completo que conheço. Muitas vezes, passeando por lá, eu quase desisti de fazer feijoada ou moqueca para me aventurar na comida africana, equatoriana, mexicana...
Nas prateleiras dedicadas ao Brasil, há de tudo.

La Cuina Exótica
Carrer Hospital, 35
Metrô Liceu
Telefone 301 15 29
Veja no mapa
Bem pertinho do mercado da Boquería, tem azeite de dendê (africano), coco ralado, leite de coco, limão verde, aipim/mandioca (africano), etc.

Ciber Bodega Latina
Lepanto, 296 (esquina com Provença)
Metrô Sagrada Familia
Veja no mapa

Zoco Latino
Lepanto, 362
Metrô Alfonso X
Telefone 450 03 85
Veja no mapa

Um pouco menos sortidas, essas duas lojas têm o básico.

12 comentários:

Unknown disse...

Estas dicas me deram vontade de morar fora só pra ter saudade de comida brasileira :-)

Ah, o RSS funcionou.

Anônimo disse...

Olá! Vivi em Bcn 03 meses, no ano de 2003. Eu, meu filho (8anos) e o meu marido que passou 06 meses. Infelizmente, eu nao tinha conhecimento de sites tao interessantes quanto esse. Se eu tivesse conhecido teria alivido a saudade do Brasil.Vou indica-lo para amigos.

Vou Viajar disse...

Oi.
Cássia, a gente pode ter saudade de comida brasileira morando em casa... :-)
Anônimo, obrigada pelo incentivo!

Anônimo disse...

Lu, vim parar aqui depois das tuas respostas à minha pergunta sobre carnes p/ feijoada no orkut... :) Gostei do que encontrei, mesmo me considerando um pouco veterana por estar aqui há quase cinco anos, sempre é bom ler dicas e aprender através das experiências dos demais. Um abraço grande.
PS.: Sim, me interessa o site de receitas de doces. Adoro cozinhar e tenho essa dívida com os meus amigos daqui (preparar um jantar brazuca). Valeu!

Anônimo disse...

Ola,
Estou de olho nas suas dicas !
estou indo pra Bracelona passar 3 dias super intensivos, espero aproveitar o maxima e logico, deixar pra dormir antes e depois no aviao !
Valeu pelas dicas e se souber de algum super evento que vai ocorrer no final de Janeiro coloque no site !
Abracos e parabens pelo blog
Daniel

Anônimo disse...

Ola,
Estou de olho nas suas dicas !
estou indo pra Bracelona passar 3 dias super intensivos, espero aproveitar o maxima e logico, deixar pra dormir antes e depois no aviao !
Valeu pelas dicas e se souber de algum super evento que vai ocorrer no final de Janeiro coloque no site !
Abracos e parabens pelo blog
Daniel

Anônimo disse...

Oi!
Adorei as dicas!=]
Te achei aqui porque estou afim de trocar informações com a galera
que está em outros países, fazendo intercâmbio e que gosta de viajar.
Eu baixei esse programa do Terra que dá pra fazer ligações pro exterior
com os créditos que estão de graça!
Então se tu quiser baixar, tu pode ligar pros teus amigos do Brasil
também!
O link é esse:

http://voip.terra.com.br/html/download.htm

Depois tu me conta o que achou!
E se tu puder entrar no meu blog, ficarei feliz=]

=*beijos!

Marlova Aseff disse...

Oi, Luciane,
No Mercadona, supermercado bem barateiro, sempre tem feijão preto e também aquele vermelho, mais típico de Santa Catarina. Meio quilo custa 0,80€ e a qualidade é ótima, nem usamos panela de pressão. Fazemos com costelinha de porco no tomate, que vem numa embalagem a vácuo... Beijos, Marlova

Anônimo disse...

Olá Lu,

Você conhece alguma loja (não necessariamente de alimentos) com produtos estrangeiros (incluindo brasileiros) em Barcelona para me indicar?

Estou a procura de parceria para a comercialização de um produto lá.

Seu blog é muito interessante!

Obrigada!
Abraço

Luiza Dequech disse...

Tem um que chama Bahia Porto Mar.
É super simples, mas serve a tipica refeição brasileira: arroz, feijão, picanha, farofa, etc....
Vale muito a pena para matar a saudade!

Parabens pelo blog!
Estou indo para lá ano que vem, sabe de alguma dica de onde eu possa morar sem gastar muito?

Anônimo disse...

Ola sou Brasileira e estou morando em Gava pertinho de Barcelona. Estou procurando picanha pra comprar por favor alguem que souber onde encontro me escreva, obrigado, bjos Adriana.

Unknown disse...

Alguém sabe onde encontro chocolate em pó da Nestlé aquele do padre?
Em
Barcelona ?